Tanto a versão preto e branco quanto a versão colorida foram registradas pela Fifa no HOMI – Office of Harmonization for the Internal Market, escritório de registro de marcas e patentes da União Europeia, já que a Fifa tem sede em Zurique, na Suíça. O responsável pelo registro é o escritório francês Richard A. Buchel, que também trabalha com propriedades intelectuais da Uefa (União Europeia de Futebol).
Segundo a agência “Gazeta Press”, o logo foi escolhido por uma equipe de notáveis formada pelo presidente do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Teixeira, o secretário da Fifa, Jerome Valcke, Oscar Niemeyer, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e Hans Donner. Ainda de acordo com a agência, outras seis imagens fizeram parte da votação.
A oficialização do logo só vai acontecer em 8 de julho, a três dias da final da Copa, em um evento oficial da Fifa na África do Sul. Até esta data a Fifa não permite ao COL qualquer promoção relacionada ao Mundial do Brasil.
“Sem Brazil”
A diferença do logo colorido é o que não traz escrito o nome do Brasil. Na versão anterior, o país-sede do Mundial de 2014 vinha grafado com a letra “z” logo abaixo da taça.
Em enquete levada ao ar ontem pelo Portal 2014, 68% dos leitores não gostaram da marca desenvolvida para a Copa. Outros 19% gostaram do design, mas não de o Brasil vir escrito com “z”. Para 12%, o desenho é “lindo” e representa a “cara do Brasil”.
fonte: http://www.copa2014.org.br, adaptado.