Quando idealizamos um negócio temos que projetar alguns passos para que essa idéia saia do papel e tenha vida própria. Mas o que isso tem a ver com a marca? Vamos por partes…
Enumeramos sinteticamente algumas etapas necessárias que teremos de cumprir, alguns caminhos que deveremos percorrer para que a nossa idéia de negócio próprio tenha sucesso.
PLANO Abrir uma empresa, por exemplo, no ramo de confecções. CONFECÇÕES DE ROUPAS BEE BEE LTDA. (nome empresarial) E, ABELHINHA BEE BEE, será a marca. |
PRIMEIRO PASSO: Procurar um profissional em propriedade industrial para realizar uma pesquisa de anterioridade do nome empresarial nas Juntas Comerciais de cada Estado e do DF e uma pesquisa da marca no ramo de atividade que exerce para nomear o seu produto.
SEGUNDO PASSO: Estando livres as pesquisas tanto nas Juntas quanto no INPI, deverá procurar um profissional em contabilidade para constituição da sociedade empresária. Ele cuidará da abertura, registro e todas as burocracias necessárias para aquisição dos documentos necessários para se registrar a marca, quais sejam:
TERCEIRO PASSO: Procurar um profissional em publicidade e propaganda (opcional) para desenvolvimento do logotipo (desenho) da marca, por exemplo:
ABELHINHA
BEE BEE
O exemplo acima é o que NÃO deverá ser seguido, pois as figuras foram propositadamente plagiadas do Clip-art disponível no site da Microsoft e inseridas para demonstrar a necessidade de um profissional qualificado para desenvolvimento de um logotipo diferenciado para seus produtos.
Pois bem, temos agora tudo o que precisamos:
CONTRATO SOCIAL, CNPJ e LOGOTIPO
Próximos passos…
Deseja registrar sua marca?
Descobriu por que tanto trabalho e para que registrar sua marca?
Chegarmos até aqui foi muito simples, responder às indagações será mais fácil ainda. Não vamos enfadar os(as) senhores(as) com doutrinas, jurisprudências, tendências jurídico-processuais na contemporaneidade ou quaisquer outros meios de convencimento apropriados ao tema da propriedade industrial.
Pelo contrário, vamos conversar um pouco sobre o que acontece no dia-a-dia, nos relacionamentos entre: colegas, concorrentes, amigos, fornecedores, parceiros de uma maneira infantil.
Imagine se…
Todos os membros da sua familia, amigos, contatos profissionais, funcionários e colegas de trabalho atendessem pelo mesmo nome…
Como convidar seu amigo do peito sem convidar os demais já que todos respondem pelo mesmo prenome?
Imagine se…
Todos os produtos do mesmo ramo de atividades escolhido por você passassem a ser conhecidos pela mesma marca…
Como particularizar o seu produto dos demais já que todos têm a mesma marca?
Ah, é fácil… isso jamais acontecerá, não é mesmo? Será?
Realmente… Tudo tem o seu nome, todos os lugares, as pessoas, os objetos, os produtos, os serviços, enfim, tudo tem seu nome, sua marca.
Lembra-se da marca que escolhemos para registro destinado aos produtos do ramo de confecção?
ABELHINHA
BEE BEE
Pois bem, tornou-se registro! Parabéns!
Num belo dia seu fornecedor chega e pergunta se você abriu filial em São Paulo. Responde que ainda não, mas pretende, pois seus negócios estão expandindo.
E ele, cabisbaixo, aconselha a não fazê-lo porque tem uma empresa com mesma marca que “manchou a reputação” com outros fornecedores, os produtos não têm qualidade, os clientes andam reclamando em vão e que ninguém lhe dará crédito.
Sem contar com as reclamações no Procon, os debitos trabalhistas, previdênciários, e infindáveis problemas que VOCÊ, apenas VOCÊ herdará!
Solicite agora: visita dos nossos profissionais para esclarecer quaisquer dúvidas.