Agora, temendo que o Mickey tenha se tornado um símbolo mais corporativo do que uma personagem adorada pelas jovens gerações, a Disney irá se arriscar em reformular sua imagem para o futuro.
A primeira mudança será vista em um videogame, o Epic Mickey, no qual o antes honesto e politicamente correto rato mostrará que também sabe ser briguento e esperto, bem como heróico.
Ao mesmo tempo, em um esforço paralelo, mas separado, a Disney embarcou silenciosamente em um projeto ainda maior para repensar a personalidade do Mickey, da forma como ele anda ao jeito que aparece no Canal Disney e como as crianças interagem com ele na internet.
Os executivos da Disney estão sendo cuidadosos ao debater o quanto querem mudar em uma das mais duráveis personagens da história da cultura popular.
Ainda assim, manter o caráter do Mickey sob uma redoma de vidro é um caminho garantido para a irrelevância.
Ainda que o Mickey permaneça uma super-estrela em muitos lares, principalmente no exterior, sua natureza estática resultou em uma geração de americanos que o conhecem mas podem não amá-lo.
Dos US$ 5 bilhões em vendas anuais de mercadorias do Mickey em 2009, menos de 20% vieram dos Estados Unidos.
O Epic Mickey, projetado para o console Wii da Nintendo, se passa em um "local desolado" onde vivem as personagens da Disney esquecidas e aposentadas.
O principal morador é Oswald, o Coelho Afortunado, uma personagem criada por Walt Disney em 1927 como um precursor do Mickey, mas que foi abandonado.
No jogo, Oswald se tornou amargo e ciumento por causa da popularidade do Mickey.
Usando tinta e aguarrás lançados de um pincel mágico, Mickey tem que combater o vilão Mancha Negra, ganhar a confiança de Oswald e salvar o dia.
O Mickey do jogo ainda mostra sinais que as gerações mais jovens conhecem: ele é aventureiro, entusiasmado e curioso.
"O Mickey nunca vai ser mau ou matar pessoas", disse Warren Spector, diretor criativo da Junction Point, companhia de desenvolvimento de jogos da Disney responsável pelo Epic Mickey. Mas o Mickey também não será mais insípido.
"Eu queria que ele pudesse ser malcriado – quando você está jogando como o Mickey, você pode se portar mal e até mesmo ser um pouco egoísta", disse Spector.
Fonte: Adnews