O INPI recebeu na segunda-feira, dia 28 de novembro de 2011, o pedido de Indicação Geográfica para o melão da região de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na modalidade Indicação de Procedência. O pedido foi encaminhado pessoalmente por Francisco Cipriano de Paula Segundo, do Comitê Executivo da Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex); Franco Marinho Ramos, gestor do projeto, e Lorena Alves, ambos do SEBRAE/RN.
Ao buscar esta certificação, o melão mossoroense terá a sua origem certificada, o que deverá aumentar a sua competividade. Em 2010, a produção alcançou 260 mil toneladas, com 65% deste total destinado ao mercado internacional. O Rio Grande do Norte se destaca como o maior produtor de melão no país, e a fruticultura, de maneira geral, é de grande importância econômica para o estado. No caso do melão, o cultivo e a produção chega a gerar15 mil empregos diretos e cerca de 50 mil, de forma indireta.
A Indicação de Procedência é caracterizada por ser o nome geográfico conhecido pela produção, extração ou fabricação de determinado produto. Já a modalidade Denominação de Origem designa produto ou serviço cujas qualidades ou características sejam decorrentes essencialmente do meio geográfico, incluindo fatores naturais ou humanos.