Um agricultor cuida da sua lavoura. Um apicultor tutela suas abelhas a fim de obter o retorno do mel e própolis para o consumo e comercialização. O ourives desenvolve a criatividade dando azo à imaginação, tornando com o seu labor, a peça única de toda coleção. O vendedor comercializa produtos, presta serviços e se astuto for, combina-os com utopias. O industrial robotiza o fim, o importador mescla culturas, o exportador reverbera costumes, e assim a vida segue seu rumo num presente mercado globalizado…
A marca é ouro
Uma marca “saudável” – sob o ponto de vista jurídico -, pode gozar de licenças voluntárias (“aluguel”), alienações (venda), aquisições (compra), franquia, entre outras formas de exploração – sentido lato.
O poderio intrínseco de uma marca é revelado conforme o zelo. Mantenha seus dados atualizados, realize o adimplemento das obrigações de pagar as taxas federais, potencialize a publicidade e propaganda, some esforços e parcerias, sempre!
E lembre-se: Marca é ouro em pó!
Fernanda Silva. Advogada – Silva Filho Marcas e Patentes.