Depositar uma marca é muito fácil, basta pagar a GRU e preencher o formulário próprio. Pronto! Seu pedido está em curso no INPI.
Se fosse tão fácil assim, não haveria necessidade de um especialista no assunto!
Alguns erros comuns que encontramos:
Busca de Anterioridade: É de suma importância realizar uma busca no banco de dados do INPI e precisa ser feito por especialistas capazes de analisar cada caso concreto de maneira correta. Pessoas leigas, certamente não terão o mesmo êxito!
Formulário: Preencher o formulário corretamente! Erros de classificação podem ser fatais. Isto evita custos e frustrações futuras.
Acompanhamento: Não basta protocolar seu pedido, é preciso ter o acompanhamento semanal. Perder um prazo legal significa perder a marca e todo investimento. Gerar GRU´s erradas acarretará na perda do dinheiro investido, uma vez que, a restituição de taxas demora anos… quando é restituído!
Renovação: toda marca tem um prazo de validade. Renovar no prazo também é crucial para garantir a continuidade dos seus direitos de exclusividade. Isto ocorre de 10 em 10 anos no caso de marca. Você seria capaz de lembrar-se disso?
Há vários outros pequenos cuidados que muitas pessoas não levam em conta… e, muitas vezes, contratar um escritório especializado no registro de marcas, patentes e direitos autorais (propriedade intelectual) é um investimento crucial para o sucesso do seu negócio, garantindo assim, a continuidade dos seus direitos.
Não corra riscos!!!