O INPI anunciou, no dia 3 de abril, o deferimento do pedido de indicação geográfica para Cachoeiro de Itapemirim como produtor de mármore. Os produtores de Cachoeiro de Itapemirim têm agora um um prazo de 60 dias para pagar a taxa referente à expedição do certificado e, assim, garantir a formalização do registro.
O reconhecimento se justifica por ser o local conhecido nacionalmente e internacionalmente como centro de extração e beneficiamento de pedra mármore. Seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, o maior do Espírito Santo é pioneiro deste mercado em todo o país. Com a introdução de novas técnicas de extração e beneficiamento, a mármore produzida em Cachoeiro de Itapemirim atingiu um grau de qualidade e beleza comparável aos melhores mármores encontradas no mercado internacional
Além disso, a extração de mármore confere à cidade um crescimento econômico e um desenvolvimento cultural, arquitetônico e turístico. Assim sendo, o reconhecimento do local como indicação geográfica pelo INPI vem coroar o esforço de anos de trabalho e desenvolvimento de uma região que se desenvolve segundo os conceitos de qualidade, eficiência e respeito ao meio ambiente.