Em mais uma iniciativa para facilitar o acesso dos cidadãos, o INPI acaba de disponibilizar um novo manual para os usuários de marcas, totalmente adaptado ao e-Marcas 2.0 e ao Portal do Instituto na Internet. Para acessar o novo manual, clique aqui.
Com certificação digital nos documentos, o e-Marcas 2.0 é mas seguro e simples para o usuário, contribuindo para aumentar ainda mas os pedidos de marcas, que atingiram um recorde em 2011: quase 153 mil solicitações.
Vale lembrar que, além da interface mas amigável, que contribuirá para reduzir falhas, e-Marcas 2.0 abrirá cominho para implantar, futuramente, os pedidos multiclasses e em cotitularidade – requisitos para atuar no protocolo de Madri. O sistema foi desenvolvido por uma parceria entre a Diretoria de Marcas e a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação do INPI.
Para dar conta de tantos pedidos de marcas, o INPI irá usar, ainda este ano, o sistema Property Automation System (IPAS), desenvolvido pela organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), para agilizar o processamento interno.