O presidente do INPI, Jorge Avila, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, assinaram acordo de cooperação para estimular o uso da propriedade intelectual no Rio de Janeiro com diferencial competitivo. O acordo foi selado no dia 30 de janeiro, na sede do INPI, na capital fluminense.
Durante o encontro para a assinatura do acordo, Bueno destacou a proeminência do estado do Rio na questão da inovação, citando como exemplo o parque tecnológico instalado no Fundão, que já conta com nove importantes centros de pesquisa. Segundo ele, a aproximação da Secretaria com o INPI é uma decorrência natural, uma vez que a propriedade industrial é indispensável para assegurar uma economia mais sofisticada e competitiva.
O trabalho em conjunto com a Secretaria do Rio de Janeiro deverá servir como exemplo para futuros acordos com outros estados e instituições, adiantou Jorge Ávila, que acredita na articulação entre diversos parceiros como um forma eficaz para disseminar a importância da PI e da inovação no país.
Entre os objetivos da parceria, estão: a realização de eventos para incentivar as instituições públicas e privadas que atuam com inovação a proteger seus ativos intangíveis e usar a informação contida nas patentes; a promoção de um curso básico sobre propriedade intelectual, sob demanda do estado; e a elaboração de estudos sobre o sistema de inovação no Rio de Janeiro.
Outra ação importante da parceria será a realização de palestras e visitas técnicas aos arranjos produtivos locais do estado para estimulá-los a buscar o registro de Indicação Geográfica.
Foto: Bruna Gonçalves / INPI
Bueno e Avila assinam acordo que terá ações voltadas para disseminação da PI