A inovação e a propriedade intelectual entraram de vez na agenda do meio acadêmico brasileiro. Na mesma semana em que a Agência UFRJ de Inovação completou quatro anos, a universidade assinou um acordo de cooperação com o INPI. O objetivo da parceria, firmada em 21 de outubro de 2011, é ampliar ainda mais o uso da PI na universidade, que é a sexta maior solicitante de patentes no Instituto, entre os depositantes brasileiros – de 2004 a 2008, foram 141 pedidos, atrás apenas de Petrobras, Unicamp, USP, Whirlpool e UFMG.

A parceria incluirá a realização de seminários de sensibilização sobre o tema e dois ciclos de capacitação em propriedade intelectual, incluindo os módulos básico, intermediário e avançado. Outro objetivo fundamental é incluir uma disciplina sobre temas de propriedade intelectual nos cursos de Pós-Graduação em Biotecnologia realizados pela UFRJ.

Na assinatura do acordo, o presidente do INPI, Jorge Avila, afirmou que o tema vem ganhando importância no meio acadêmico nos últimos anos. Ele lembrou que é fundamental levar conhecimento sobre a propriedade intelectual a pesquisadores e empreendedores, que são atores destacados nas atividades voltadas à inovação. Avila foi além e afirmou que o ensino da PI deve chegar também aos cursos de graduação.

Por sua vez, o reitor da universidade, Carlos Antônio Levi da Conceição, elogiou o trabalho que vem sendo feito na Agência UFRJ e afirmou que ele ganhará ainda mais força a partir das ações em parceria com o INPI.

assinatura_acordo_ufrj

Carlos Levi e Jorge Avila assinam o acordo de cooperação entre UFRJ e INPI


[top]
Leave a Reply