Seminário do INPI identifica projetos que podem gerar patentes

On janeiro 13th, 2012, posted in: Notícias do INPI by Comentários desativados em Seminário do INPI identifica projetos que podem gerar patentes

No Brasil, muitas pessoas descobrem novas soluções para problemas técnicos, mas esquecem que elas podem ser patenteadas e, portanto, rentáveis. Com esta preocupação, pesquisadores do INPI participaram, nos dias 16 e 17 de novembro, do seminário “A interação entre biotecnologia e propriedade intelectual”, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a participação de 30 alunos e professores. Um dos resultados mais relevantes foi a identificação de pelo menos seis projetos que podem gerar patentes na área de biotecnologia.

Após a apresentação de todos projetos em andamento, seis deles foram selecionados pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal, do Centro de Ciências da Saúde, com apoio da Agência UFRJ de Inovação e do pesquisador do INPI Alexandre Vasconcelos. O seminário foi uma iniciativa das servidoras Liliana Mendes e Patrícia Barbosa, também do INPI.

Estiverem presentes ao evento especialistas em diversas áreas de conhecimento ligadas à biotecnologia, incluindo três do INPI: Sérgio Barcelos, com o tema “A Relação entre Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual”; Celso Lage, com duas palestras, “A Importância da Propriedade Intelectual para a Biotecnologia” e “Prospecção Tecnológica”; e Vitor Genu, com “A questão do Acesso aos Recursos Genéticos”.

academia

About the Author