Nove países da América do Sul que fazem parte do Prosur discutiram uma possível integração regional na área de marcas. Tal debate ocorreu entre os dias 14 e 16 de dezembro, durante reunião do Prosur, em Quito, no Equador, e será desenvolvido em 2012. O projeto terá videoconferências em fevereiro e março, além de uma reunião presencial, também em março, em Lima, no Peru.
O objetivo do Prosur, que inclui Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai, é discutir ações em parceria na região para ampliar a qualidade e a agilidade dos serviços de propriedade intelectual.
Em 2012, o Prosur deverá avançar ainda em sua institucionalização, na criação de um Portal informativo para os cidadãos da região e no projeto piloto da área de patentes, já em andamento. Nele, os países transmitem pedidos de patentes selecionados para a base do sistema WIPO CASE, da OMPI. Isso permitirá que cada país examine os pedidos identificados, avançando rumo ao objetivo de permitir a troca de informações entre os especialistas dos diversos institutos nacionais no exame das patentes.