Evento discute como impulsionar a inovação na América Latina

On março 2nd, 2012, posted in: Notícias do INPI by Comentários desativados em Evento discute como impulsionar a inovação na América Latina

Em tempos de economia do conhecimento, é fundamental discutir o uso da propriedade intelectual e da inovação para o desenvolvimento global. Com esta preocupação, o presidente do INPI, Jorge Avila, participou de uma mesa redonda sobre ações necessárias para impulsionar a inovação na América Latina.

O debate foi realizado no dia 28 de fevereiro, na Cidade do México, durante a “Expo Ingenio, Inventos y Negocios”, promovida pelo Instituto Mexicano da Propriedade Industrial (IMPI) e que contou com a presença do diretor-geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Francis Gurry.

Com forte participação de representantes dos escritórios nacionais de PI da região (estiveram presentes, por exemplo, Mario Aramburu e Maximiliano Santa Cruz, presidente dos INPIs de Argentina e Chile, respectivamente), Avila fez uma apresentação sobre o cenário brasileiro e os desafios a serem enfrentados em conjunto pelos países latino-americanos.

Na primeira parte, ele apresentou o Plano Brasil Maior e seus objetivos fundamentais, como o aumento dos investimentos privados em tecnologia e inovação e do crédito para tais atividades; o fortalecimento do sistema de proteção à PI; a ampliação da segurança nos contratos de transferência de tecnologia; e a criação de demanda para a inovação, por meio de exigências técnicas e combate à concorrência desleal.

Paralelamente, ele citou as atividades do INPI para conscientização da sociedade brasileira sobre a importantância da propriedade intelectual, incluindo empresas, indústrias e universidades, e para ampliar o ensino do tema, por meio de uma Academia.

Sobre os desafios futuros para a região, ele afirmou que, a partir de ambientes legais mais favoráveis à inovação, é necessário incluir as empresas da região nas redes internacionais de inovação. Para isso, devem ser realizadas ações que contribuam para a internacionalização das empresas e o fortalecimento da cooperação regional, buscando um melhor posicionamento global.

Neste sentido, ele mencionou a importância do mapeamento de tecnologias existentes, atores destacados e dinâmicas globais da inovação em setores importantes, como forma de orientar empresas e políticas públicas; e, no campo da cooperação, Avila citou o Prosur, projeto que reúne escritórios nacionais de PI em nove países sul-americanos e poderá ajudar as empresas na obtenção de direitos tanto na região quanto em outras nações.

Confira aqui a apresentação do presidente do INPI.

Foto: Fernando Cassibi / INPI

1_A_slideshow

 Jorge Avila (à esq.) participa do debate com representantes de INPIs latino-americanos

About the Author